Zara

roupasA Zara é uma rede de lojas de roupas  e acessórios para o público feminino, masculino e infantil fundada por Amancio Ortega e Rosalía Mera. Pertence ao Grupo inditex que também detém outras marcas como Massimo dutti, Pull and Bear Oysho Bershka, Stradivarius Uterque Kiddy´s Clasd  além da Zara Home (presente em alguns países)

A Zara começou a ser uma marca em 1975. Mas sua história começa bem antes quando o empreendedor espanhol Amâncio Ortega Ganoa deixou a escola aos 14 anos para trabalhar como garoto de recados de uma famosa camisaria espanhola chamada La Gala. Na época, a grife começou em um galpão mal iluminado com roupas femininas íntimas.

roupas-zaraEm menos de 10 anos, cerca de 10 lojas foram abertas em grandes cidades espanholas já com roupas masculinas e femininas e ditava tendências. A loja começou a crescer na década de 80 anos, quando abriu 9 lojas internacionais e concretizou sua relevância no mundo da moda quando abriu sua primeira loja em Milão. Atualmente, a Zara também tem uma linha para o lar além da linha kids e pets e as lojas já são 267 pelo mundo. Ao contrário das outras marcas, a Zara produz diversas coleções para uma mesma estação.

Na Espanha, a Zara está sediada em Arteixo, província da corunha na Galiza, onde a primeira loja foi aberta no ano de 1975. As transações financeiras da empresa estão por conta de uma subsidiária holandesa Zara Mercken. A primeira loja fora de Espanha foi inaugurada no ano de 1988, na rua  santa catarina, na cidade do Porto, em Portugal. Atualmente, a Zara é provavelmente a rede de lojas de roupas em mais rápido crescimento, possuindo 1.600 lojas em 45 países, tendo inaugurado uma nova loja a cada três dias, em 2000.

O património de Rosalía Mera, em 2010, foi avaliado pela forbes em 2,85 mil milhões de euros.

 zara-colecao

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *